blockchain

O que é Blockchain?


Você sabe o que é uma Blockchain?

Hoje em dia é praticamente impossível falar de Blockchain sem dar – pelo menos – uma breve introdução sobre uma criptomoeda em específico: o Bitcoin.

Bitcoin é uma moeda totalmente digital, que foi lançada em 2009 por Satoshi Sakamoto, através de um PDF assinado por ele e disparado em grupos de discussões descrevendo o conceito da criptomoeda.

Estamos falando de uma moeda cujo funcionamento é distribuído e autorregulado.

Não há intermediários, tudo se baseia em transações digitais criptografadas.

Quando você realiza transações com o Bitcoin, o seu computador ou celular que você utiliza vira um nó, ou seja, passa a participar da rede através da sua carteira Bitcoin.

Se qualquer outra pessoa deixar a rede, os demais continuam mantendo o sistema funcionando.

Não tendo um sistema centralizado, como a distribuição do Bitcoin é feita e as transações são validadas?

É aqui que o Blockchain entra, um “livro” público que carrega as informações necessárias para proteção e processamento das transações.

Traduzindo, Blockchain nada mais é do que uma cadeia de blocos que carrega um conjunto de informações ligado aos blocos de informações anteriores e sucessores.

Um banco de dados diferentemente de um banco de dados convencional, pois o sistema funciona como um livro de dados registrados, inderrubável e inviolável.

Para garantir a segurança das informações e evitar fraudes, o blockchain conta com um mecanismo chamado proof of work.

Trata-se de um protocolo criptografado que valida uma transação no dispositivo utilizado (PC, celular, etc) através da resolução de um problema matemático.

Dados adulterados, por menores que sejam, gerarão resultados diferentes do esperado e impedirá que o processamento da transação e o seu registro no sistema.

Mas este é somente um dos benefícios da Blockchain…

Benefícios da Blockchain

Uma Blockchain possui inúmeras vantagens, por apresentar características como:

  • Armazenamento de informações imutável
  • Descentralização da plataforma
  • Transparência
  • Auditabilidade
  • Acesso com segurança e privacidade
  • Gestão global dos dados
  • Compartilhamento de informações com seu registro distribuído
  • E tomada de decisão distribuída. Os dados ficam registrados no banco de dados em rede “peer-to-peer”, ou ponto a ponto, em que todos os participantes podem ver os dados, verificá-los ou rejeitá-los por consenso.

A implementação do protocolo de confiança acontece a partir de um conjunto de nós de uma rede de computadores, onde todos os nós possuem exatamente as mesmas informações.

Basicamente, uma estrutura de blocos em sequência e interligados, acrescentados à rede pelos próprios usuários.

Quando um bloco entra no sistema, imediatamente é validado e ligado ao bloco anterior.

Estes blocos são protegidos por um código chamado hash, um conjunto exclusivo de letras e números, e cada bloco carrega consigo o seu próprio código hash e, também, o código hash do bloco anterior.

A Blockchain utiliza uma estrutura de dados chamada de ledger, onde todos os dados são registrados de modo linear e em sequência.

Os protocolos criptográficos garantem que a informação no ledger não possa ser alterada, o que torna a tecnologia confiável e a violação de seus dados extremamente improvável, pra não dizer impossível.

Sendo assim:

  • Pela capacidade de solucionar problemas relacionados à confiabilidade das transações
  • De agilizar processos
  • De possibilitar uma rede com informações descentralizadas
  • E sem intermediários

A Blockchain vem sendo usada, por exemplo, em transferência de dinheiro, compras, licitações, tokens, títulos digitais, etc.

Porque o Blockchain faz tanto sucesso?

Sem intermediários

Com o blockchain, as duas partes de uma transação podem confirmar e finalizar a operação sem precisar de um terceiro, economizando tempo e custos de pagar por este terceiro, por exemplo.

Segurança

Uma rede descentralizada como o Blockchain, torna improvável para alguém que tente fraudar o sistema.

Para conseguir tal feito, a pessoa precisaria invadir a maioria dos nós do sistema e alterar todos os ledger de uma vez só num período curtíssimo de tempo.

Apesar de teoricamente isto ser possível, nunca houve tal ataque bem sucedido à rede.

À medida que ela cresce, a segurança aumenta e é muito improvável que alguém invista em recursos computacionais suficientes para atacar a Blockchain.

Estabilidade

É muito improvável que blocos confirmados sejam revertidos posteriormente, pois, uma vez registrados na Blockchain, é extremamente difícil removê-los ou alterá-los.

Isso faz da Blockchain uma ótima tecnologia para armazenar dados financeiros ou quaisquer outros dados em que uma auditoria se faz necessária, pois todas as alterações são rastreadas e registradas no ledger, que é distribuído e público.

Informação

Por se tratar de um banco de dados distribuído, é possível o compartilhamento de praticamente qualquer tipo de informação através desta tecnologia, como livros digitais, manuais de uso, artigos acadêmicos, científicos e etc.

Mas, nem tudo são rosas nessa tecnologia tão incrível…

Principais desafios do Blockchain

Energia

Como dissemos, cada nó é um dispositivo (computador, dispositivo móvel etc) ligado na tomada, diferentemente de um banco de dados único que concentra todas informações em um servidor.

Armazenamento

Os dados das Blockchains podem crescer ainda mais ao longo do tempo.

Por exemplo, a Blockchain do Bitcoin em 2021, chegou próximo dos 400GB.

Pode parecer pouco, mas para que cada nó (usuário) possa fazer parte da rede, deve baixar estes 400GB, cada um em sua máquina, a tendência é aumentar gradativamente.

Gargalo

Dependendo de como a cadeia de blocos é estruturada, o tempo de resposta de determinadas operações pode ser longo, situação que tende a causar gargalos consideráveis se a demanda de uso do sistema for alta.

Blockchain na Aviação do Brasil

A utilização da blockchain está em desenvolvimento na Agência Nacional da Aviação Civil com o objetivo de atrair desenvolvedores para ofertar produtos que se baseiam nessa tecnologia ao mercado, principalmente para a realização dos registros do diário de bordo dos aviões.

“Essa tecnologia cria uma base de dados distribuída que propicia segurança, escalabilidade e acessibilidade aos dados quando comparada aos modelos tradicionais de bancos de dados centralizados, além de garantir a integridade dos registros.”

Explica a diretora de TI da empresa, Celina Marinho.

Como vimos, a tecnologia Blockchain está apenas começando.

E aí, o que você acha disso tudo?

How do you rate this article?


0

0


Crypto Project Brasil
Crypto Project Brasil

Introduzindo Cripto para o seu dia-dia.

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.