Ok, você provavelmente achou estranho eu me preocupar com isso, mas vamos aos fatos: se você tirar uma foto com o seu celular, ele vai registrar diversos dados em anexo à foto, como data em que foi tirada, o MAC do celular, entre outras informações. Claro, para a maioria das pessoas, essas informações não importam muito, mas essas informações podem ser usadas por criminosos, governos ditatoriais e até mesmo por stalkers para te localizar e atrapalhar sua vida. Por isso, pessoas mais preocupadas com a segurança costumam apagar esses registros, e é isso que você vai aprender aqui.
O que são metadados?
Metadados são informações incorporadas ao arquivo, informando dados relevantes, como criador, data de criação, tipo de câmera utilizado, software utilizado, etc. Para a maioria dos usuários eles não querem dizer nada, mas para outros pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Imagine que você constrói um documento ultra secreto sobre o governo do Abacatistão (um país fictício) revelando a existência de aliens, com diversas provas anexas, como fotografias, áudios, vídeos, entre muitos outro, tudo verídico e irrefutável. Aí você vai e posta na Wikileaks. A partir daí, podem ocorrer duas coisas:
- O governo vê as propriedades do arquivo, identifica quem você é e te obriga a desmentir tudo sobre extorsão, ou até mesmo te apaga para que você não revele tudo que sabe;
- O governo abre as propriedades do arquivo, vê que não existem metadados relevantes, e tem que se virar pra convencer todas as pessoas que tudo aquilo é mentira.
Eu sei que é um exemplo bobo, mas os metadados podem revelar muita coisa sobre você, como marca do seu dispositivo, softwares que você usa e até mesmo em alguns casos a sua localização geográfica. Você realmente quer que um eventual criminoso saiba onde você mora e que você tira selfies com seu iPhone 12? Então continue lendo...
A ferramenta
A ferramenta que nós vamos usar é o mat2, uma ferramenta desenvolvida em Python3 para remover metadados de mídias e arquivos no geral. A ferramenta é bem completa, possuindo uma funcionalidade simples e objetiva, além de uma documentação bem direta e legível mesmo que você tenha pouco conhecimento em inglês.
O uso da ferramenta também é bem simples, e, se você já usa o Tails, pode até pular os primeiros passos, já que ele já vem instalado por padrão no Tails.
Instalação
Primeiramente vamos instalar o mat2. Considerando que você está utilizando Ubuntu ou derivados, abra um terminal e digite o seguinte comando:
sudo apt install mat
O pacote mat
atualmente redireciona para o pacote mais atual do programa (no caso, o mat2), então não precisa se preocupar com detalhes técnicos. Eu também recomendo instalar os pacotes necessários para remover metadados de vídeos:
sudo apt install python3-pip
sudo apt install --no-install-recommends ffmpeg
pip install ffmpeg scikit-video
E pronto, você tem todas as dependências necessárias para usar o mat2 para remover metadados dos arquivos.
Utilização
Digamos que você tenha uma foto com o nome foto-da-minha-familia.jpg
. Primeiro vamos ver os metadados da foto. Clique com o botão direito nela e depois clique em "propriedades". Se a imagem tiver metadados, eles irão aparecer nessa tela:
A partir daqui, existem duas formas para se utilizar, uma via interface gráfica e uma via terminal.
Interface Gráfica
Após ter realizado a instalação do mat2, você verá uma opção extra ao clicar com o botão direito sobre um arquivo: Remove metadata:
Essa opção rodará o mat2 para apagar os metadados do arquivo escolhido. Ao fazer isso, o programa fará uma cópia do arquivo, mas removendo todos os metadados possíveis da cópia, adicionando a palavra cleaned
para diferenciar um do outro. Observe:
Aí é só você pegar essa cópia sem os metadados e compartilhar.
Terminal
Abra o terminal na pasta desejada e execute o seguinte comando:
mat2 foto-da-minha-familia.cleaned.jpg
E é isso, o programa acaba de fazer exatamente a mesma coisa que ele faria se você rodasse via interface gráfica.
Então qual é a vantagem de rodar assim?
Simples: você pode rodar opções extras. Por exemplo, o comando abaixo não criará uma cópia do arquivo sem os metadados, ele removerá os metadados do arquivo original:
mat2 --inplace foto-da-minha-familia.cleaned.jpg
E o comando abaixo irá listar todos os formatos compatíveis com o programa:
mat2 --list
E o comando abaixo mostrará as dependências, informando se elas estão instaladas ou não estão:
mat2 --check-dependencies
Gostou do conteúdo? Deixa sua opinião aí nos comentários.