Básico sobre a Odysee

By lingy | Lingy | 10 May 2022


Eu vejo que existem muitas pessoas que tem dúvidas a respeito da Odysee e de detalhes relacionados a plataforma. Em virtude disso, decidi criar um post ajudando a aglutinar informações sobre a plataforma em um único post, citando as referências no final.

Isso não é uma tradução de um post nem nada do tipo, se trata de uma filtragem dos conteúdos mais relevantes para um iniciante. Espero que gostem.

O que é a Odysee?

Banner

De uma forma simplificada, a Odysee funciona como um recurso de compartilhamento de mídia, como textos em Markdown, vídeos, PDF’s, programas, entre outras coisas. Isso permite que você crie seu blog pessoal de forma simples e funcional, crie seu canal de vídeos, compartilhe o disco daquela banda de garagem que você tinha aos 16 anos de idade, entre outros.

De uma forma mais técnica, a Odysee é um frontend para o ecossistema da LBRY, criado para fornecer um acesso mais simples e funcional para o sistema. Ou seja, ao invés de você ter que instalar, configurar e sincronizar o seu client da LBRY, você só precisa digitar seu email e senha e terá um ambiente Odysee pronto para o uso.

O que é markdown?

Markdown é uma forma de marcação de texto simples utilizada na internet para se escrever HTML com mais simplicidade. Se você quiser, pode ler mais sobre a linguagem aqui.

O que eu posso postar na Odysee?

Apesar da rede ter sido criada com foco em impedir completamente qualquer tentativa de censura, tanto a Odysee quanto o cliente oficial da LBRY tem algumas diretrizes básicas do conteúdo publicado na rede. O primeiro deles é o copyriting: qualquer conteúdo com direitos autorais postado na Odysee ou no cliente da LBRY estará sujeito à legislação local sobre direitos autorais. O segundo deles é a não-tolerância a crimes, como terrorismo ou crimes sexuais: tais conteúdos, além de estarem sujeitos às leis locais, deixarão de serem listados nos clientes originais da Odysee e da LBRY. O terceiro é a política sobre NSFW: qualquer conteúdo não seguro para o trabalho ou crianças deve receber a tag mature, e não será listado na Odysee (apenas no cliente LBRY e similares), incluindo vídeos e textos de conteúdo sexual explícito ou violência explícita.

Que tipos de arquivo posso postar na Odysee?

Diversos, incluindo PDFs, imagens, vídeos, textos puros, imagens ISO e executáveis, sempre respeitando o tamanho máximo de arquivo de 4 GB.

Eu posso ganhar dinheiro com a Odysee?

Claro, existem muitas formas de ganhar dinheiro com a Odysee. A mais comum (e difundida) é o programa de monetização da comunidade, mas existem outros, como o uso de links de afiliados, venda de conteúdos (tanto em LBC quanto em dinheiro fiduciário), propaganda paga, entre outros. O que importa para isso é a sua imaginação.

Se estiver em dúvidas sobre a monetização, pode acessar a aba rewards para ver mais.

Local das recompensas

O que é a LBRY?

Logo LBRY

LBRY é a rede usada para o compartilhamento de dados da Odysee. De uma forma resumida, se a Odysee fosse uma pessoa, a LBRY seria seu coração, seu sangue e seu cérebro. Apesar da rede ter um frontend oficial da LBRY.inc, o mais acessado e fácil de se utilizar é a Odysee, que está em constante evolução.

A Odysee pertence a Google?

Odysee vs Google

Se você pesquisar por uns cinco minutos no Google, você vai ver notícias sobre a Odysee ter sido comprada pela Google. Na verdade, a notícia fala de um app de compartilhamento de fotos, e não tem nenhuma relação com a Odysee que nós conhecemos hoje.

A Odysee possui alguma relação com a Google?

Essa é uma pergunta interessante. É verdade que a Odysee surgiu de uma demanda de criadores e consumidores de conteúdo por uma forma descentralizada e open source de compartilhamento de dados, e que essa demanda tem entre seus motivadores as políticas arbitrárias da Google sobre suas plataformas de compartilhamento, e é verdade que a insatisfação crescente dos usuários do YouTube faz a Odysee crescer ainda mais. Porém, a rede LBRY e a Odysee possuem uma estrutura completamente diferente dos sistemas da Google por baixo dos panos, inclusive no sistema de recomendação de vídeos.

Outra questão são recursos do YouTube que acabam sendo herdados pela Odysee, como as playlists, o autoplay e o mini player. A Odysee não se importa em implementar o que funciona, e nem tem medo de remover o que considera ruim, e isso torna o ambiente muito mais social que o YouTube de hoje. Também tem outro motivo para a Odysee não abusar do seu poder sobre o frontend: é só um frontend, qualquer um pode baixar a blockchain e criar sua própria Odysee dentro de casa.

Por que a Odysee trava um pouco ao abrir alguns vídeos?

Ao contrário do YouTube, a LBRY é descentralizada. Isso acaba trazendo uma grande complexidade ao sistema, já que baixar cada parte do arquivo de forma descentralizada na ordem correta é muito mais difícil do que baixar o arquivo inteiro e só depois o executar.

A Odysee sofre com o mesmo problema, e, por isso, optou por uma decisão diferente na hora da criação do sistema: aumentar a centralização. Dessa forma, ao invés de tentar pegar cada pedacinho do arquivo armazenado de forma descentralizada na ordem correta, a Odysee baixa e armazena diversos conteúdos em servidores cache, e abre os vídeos a partir desses servidores. Por isso, quando você pega um vídeo desconhecido, ele fica mais lento: é possível que ele esteja baixando esses recursos nos servidores cache do sistema.

O que é o LBC?

O LBC é a criptomoeda da plataforma. Baseado no Bitcoin, o LBRY Credits utiliza as próprias transações para salvar os endereços dos arquivos distribuídos na rede e suas localizações. O LBC também é utilizado para comprar conteúdos dentro da rede, e para recompensar os criadores de conteúdo através do seu recurso de recompensas.

Quanto vale o LBC?

LBC

O LBC, assim como outras criptomoedas, não possui um valor fixo, estando sujeito às flutuações de câmbio e de valor do mercado. Você pode ver o valor atual do LBC na Coinmarketcap.

Odysee ou LBRY, qual eu devo escolher?

A Odysee possui certos recursos extras, como poder ser acessível diretamente pelo navegador e não precisa baixar nada, enquanto a LBRY se trata de um programa onde você baixa os conteúdos para depois os assistir. Cada um traz uma série de vantagens e desvantagens, então cabe muito mais ao usuário escolher a rede que quer entrar.

Como funciona a contagem de views?

Atualmente, as views dizem respeito aos usuários que participam do programa de recompensas (dado fornecido pela LBRY.inc) e/ou optaram por compartilhar dados de navegação para a Odysee. Você pode impedir o compartilhamento desses dados negando o acesso da Odysee a eles a qualquer momento nas configurações do seu navegador.

Por que eu não consigo assistir as lives no app da LBRY?

O sistema de lives é um recurso nativo da Odysee, e não da LBRY. Ele consiste de abrir uma transmissão, criar o vídeo inteiro, fechar a transmissão e salvar a gravação da live como um registro na LBRY. Ou seja: você só consegue acessar as lives da Odysee na LBRY depois que elas já foram encerradas e gravadas.

E aí, faltou alguma coisa? Conta pra mim aí nos comentários 😊😄

How do you rate this article?


0

0


Lingy
Lingy

My personal blog about technology

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.