Neosify - Buy, Stake & Earn Crypto
Neosify - Buy, Stake & Earn Crypto
Neosify - Buy, Stake & Earn Crypto

Beldam - a bruxa do mal

By lingy | BunnyCreepy | 28 Feb 2023


image

A palavra beldam é uma palavra análoga a bruxa. Se trata de uma lenda europeia sobre um tipo de bruxa maligna, capaz de todo tipo de obra nefasta, desde espalhar mentiras até propositalmente invocar uma peste poderosa do Inferno, somente por diversão.

image

Ao contrário dos demais tipos de bruxas, as beldams são bruxas completamente malignas, e suas ações são completamente depravadas, incluindo orgias, canibalismo e todo tipo de magia negra. Sua corrupção não se manifesta apenas em suas ações, mas também em sua aparência. Embora seu nome se assemelhe à expressão belle-dam (Bela Dama, em francês), sua aparência é o completo oposto disso, sendo descrita geralmente como uma mulher extremamente velha, com grande nariz e queixo e rugas e verrugas destacadas, além de dentes podres e deformações no corpo, sendo descritas como corcundas, coxas ou até mesmo aberrações. Embora beldams sejam retratadas como possuindo pele verde, não existe qualquer lenda antiga que aponte isso, então a teoria mais aceita é que se trate na verdade da influência do filme “O Mágico de Oz”. Sua aparência mais comum é uma velha horrenda, com verrugas por todo o corpo, dentes podres e unhas pontudas, gargalhando de forma assustadora a todo momento, principalmente ao realizar atos cruéis, porém podendo possuir qualquer uma das anomalias descritas acima. Muitas beldams possuem costas curvadas, e tendem a viver em áreas escuras e isoladas, muitas vezes com outras beldams.

image

São mulheres velhas, feias e maléficas, sendo fascinadas pelo abuso físico e psicológico infantil, e também uma espécia de bruxa que se especializou em causar dor e ressentimento com o uso de mentiras, ilusões e falsas profecias. Quando representadas, são geralmente mostradas como as aberrações que são cobertas por túnicas pretas ou de cores escuras, ou, em suas versões modernas, usando um manto e um chapéu pontudo em cor preta.

Quando reunidas, as beldams muitas vezes se dedicam à magia das trevas, se reunindo em torno de fogueiras ou caldeirões para produzir poções, venenos e feitiços malignos, com o objetivo de causar o máximo de caos possível. Elas podem voar com o uso de vassouras ou outros itens domésticos, e são sempre acompanhadas dentro de sua casa por familiares (espíritos encarnados em animais), que geralmente são gatos pretos, mas podem ter qualquer outra forma, como aves, ratos, aranhas ou qualquer outra criatura. Em seus covis, as beldams vivem junto a ratos, sapos, aranhas, vermes e outras criaturas e podem até usá-las para espalhar doenças, e também podem ser acompanhadas por espíritos malignos ou mortos inquietos.

image

As beldams, como você já deve ter percebido, são as clássicas bruxas de contos de fadas, porém, enquanto uma bruxa pode fazer qualquer feitiço que desejar, as beldams são incapazes ou se recusam a criar ou fazer qualquer feitiço ou poção para fazer o bem. Assim, uma beldam está sempre trabalhando em maneiras para prejudicar e perturbar as pessoas ao seu redor, geralmente por sua própria diversão. Sendo assim, ela pode voar por sua própria vontade, criar venenos poderosos e se transformar em vários vermes ou criaturas para se passar despercebida ou enganar sua vítima, pode lançar maldições que arruinam plantações inteiras, trazem infortúnios para suas vítimas ou simplesmente os transformam em criaturas, como sapos, ou em objetos inanimados. Ainda assim, seu truque preferido e assinatura de muitas é usar sua magia para se disfarçar como doces velhinhas, criando a ilusão de uma casa limpa e aconchegante, e oferecendo guloseimas sortidas para as crianças, mas sempre acabam se dissipando quando a vítima é capturada, revelando uma casa fétida com um caldeirão borbulhante ou uma caverna cheia de gaiolas e armadilhas.

image

Para quem não é muito conhecedor do assunto, uma beldam e uma bruxa são seres praticamente idênticos, já que ambas são velhas e feias e que fazem magias e crimes, no entanto uma bruxa é tradicionalmente vista como um representante dos espíritos da natureza ou da tríplice deusa ou outras divindades menores, enquanto um beldam é vista como uma mulher perversa que vendeu sua alma a espíritos malignos para praticar magia negra. Embora as bruxas possam exibir traços de compaixão e bondade, as beldams não possuem nenhum traço de bondade, e sempre que se disporem a ajudar alguém ela sempre vai usar isso como uma oportunidade para trair a confiança de sua vítima e lhe causar uma morte lenta e dolorosa, ou infligir alguma maldição ou doença horrivel sobre elas. Elas agem como velhinhas doces para atrair crianças, apenas para bater nas mesmas até lhes quebrar ossos, ou desmembrá-las e fazer ensopados e assados.

image

Nos tempos medievais, a maioria das artes mágicas se baseava em um tipo de sistema de karma, onde aqueles que amaldiçoam ou praticam o mal recebem os males devolvidos a ele. Isso pode explicar o porquê das beldams sempre se tornarem feias e deformadas, pois sua própria energia negra as corrompem, e, mesmo que anteriormente fosse mulheres belíssimas, tenderiam a rapidamente decaírem para criaturas horrendas, com corpos e rostos deformados. Toda a mitologia ao redor das mesmas, aliada a seus rostos e corpos horríveis e atitudes perturbadoras ajudaram a consolidar as beldams como monstros de contos infantis e livros infanto-juvenis, e influenciaram fortemente o posicionamento da Igreja Católica durante a idade média em relação ao paganismo.

image

Embora o papel da Igreja Católica na condenação de pagãos tenha sido crucial para a extinção de inúmeras religiões pagãs em toda a Europa, a consolidação das beldams no imaginário popular como “servas do demônio” ajudou a agravar (e muito) a situação, com suas ações malignas, e talvez tenham sido muito mais importantes na construção da opinião pública sobre as bruxas que a própria Igreja Católica ao induzir os camponeses a assassinarem com brutalidade quaisquer mulheres que possuíssem características similares ao estereótipo de uma beldam, como a ausência de marido, a tendência ao isolamento social, conhecimento sobre ervas e idiomas antigos e até mesmo a presença de sujeira e aranhas em sua residência.

Alguns dos registros mais famosos da época sobre bruxaria são o Mallevs Maleficarvm e algumas bulas papais sobre como lidar com a bruxaria e o paganismo no geral, principalmente as escritas pelos papas João XXII e Bento XII, todas referenciando a figura de uma bruxa semelhante à descrição de uma beldam.

Após o assassinato das bruxas de Salém a figura das beldams parou de ser citada em casos criminais, sendo restritos apenas aos contos de fadas e histórias de terror. Mas será mesmo que elas sumiram ou será que não estão apenas se disfarçando e agindo na surdina?

Cuidado com a simpática vizinha idosa, amigo...

How do you rate this article?

1

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.