Carteiras e Segurança

By CryptoBlonde | CryptoBlonde | 20 Aug 2020


For the English Post click here ->>> Wallets & Security

Olá, Nação Publish0x !!!

Estou de volta para apresentar um dos tópicos mais importantes mas dos menos pesquisados sobre criptomoedas... Carteiras e Segurança.

Pretendo com este guia ajudar a encontrar a melhor carteira de criptomoeda para VOCÊS! Não existe uma carteira "perfeita" e que sirva todos os seus objetivos. As carteiras são obtidas através de diversas e diferentes plataformas com recursos diferentes. Há muitas maneiras de armazenar e proteger criptomoedas, portanto, vamos dar uma olhada em cada possibilidade. Deve-se ter em mente que uma criptomoeda é um ativo puramente digital, portanto, aquele que controlar a sua chave privada tem acesso ilimitado aos seus ativos, por isso é crucial a importância deste tópico. Semelhante à sua conta bancária, a regra principal é proteger seu PIN / chave privada e compartilhá-lo apenas com quem você pode confiar a 100%.

Anote sua chave privada em um papel e tranque-a em um cofre.

Não possui as suas chaves, não possui a sua criptomoeda !

Chaves Privadas e Públicas

Quando possui criptomoedas, o que você realmente possui é uma Chave Privada. Sua chave privada é como uma chave real: esta chave desbloqueia o direito do seu proprietário gastar as criptomoedas associadas. Como esta chave fornece o acesso às suas criptomoedas, deve, como o nome indica, permanecer privado. Além de uma chave privada, também existe uma Chave Pública. Existe um link criptográfico entre a chave pública e a chave privada. É possível recuperar a chave pública se você possuir a chave privada mas é impossível encontrar a chave privada usando apenas a chave pública.

O que é uma carteira?

Uma carteira de criptomoeda é uma carteira digital segura usada para armazenar, receber e enviar moeda digital como Bitcoin e acessar seus ativos com uma chave privada. Para usar criptomoeda, você precisará de ter e usar uma carteira de criptomoeda. Algumas carteiras são construídas para uma única criptomoeda, algumas podem ser usadas para várias moedas, algumas carteiras terá você mesmo de as administrar e algumas (como as encontradas em bolsas de câmbio) serão custodiadas. Existem várias maneiras de proteger sua chave privada e uma variedade de tipos de carteira à sua escolha, como "carteira de papel", "carteira de software", "carteira de hardware", "carteiras de sites de câmbios" e escolher entre "carteira fria" ou "carteira quente".

Carteira fria

A chamada “carteira fria” é todo tipo de carteira onde a chave privada é armazenada offline, sem conexão com a internet.

Carteira Quente

Carteiras quentes são as carteiras salvas num dispositivo com conexão à Internet. Estas carteiras não são 100% seguras e é essencial entender seus riscos porque hoje você precisa esperar que tudo possa ser pirateado.

Carteira de Papel

Uma carteira de papel é provavelmente a forma mais segura de armazenar moedas, mas ao mesmo tempo a mais inconveniente. Uma carteira de papel nada mais é do que criar uma chave privada e anotá-la em um pedaço de papel. Este tipo de armazenamento é muito seguro, mas infelizmente muito inconveniente porque você não pode acessar sua carteira rapidamente.

Carteira de Software

Carteiras de software são a forma mais popular de salvar as chaves privadas. Elas são construídas em software que guardam com um determinado grau de segurança a sua chave privada, onde você terá de criar uma senha para protegê-la. É importante saber que teoricamente seu computador pode ser pirateado, portanto, a senha da carteira virtual não deve ser salva em nenhum lugar do computador. Para sua segurança, você deve anotar sua chave privada num papel, como uma carteira de papel. Caso o seu dispositivo avarie ou se quebre, você pode acessar facilmente as suas moedas com o backup da sua chave privada. Caso contrário, suas moedas serão perdidas, portanto, é vital SEMPRE ter um backup.

Use sempre senhas fortes e sempre que possível proteja sua carteira e todos os seus logins da web com autenticação de 2 fatores (2FA)

Carteiras de Hardware

Carteiras de hardware são uma combinação de carteiras frias e carteiras quentes. É uma carteira de hardware que armazena as chaves privadas do usuário (parte crítica da informação usada para autorizar transações de saída na rede blockchain) num dispositivo de hardware seguro. O princípio principal por trás das carteiras de hardware é fornecer um isolamento total entre as chaves privadas e o seu computador ou smartphone que são fáceis de piratear. Este tipo de carteira foi criado por empresas como Ledger ou Trezor, que criaram uma carteira que pode ser comparada a uma pen USB. Mesmo esta pareça semelhante, não é uma pen comum, pois você precisa inserir um código PIN para acessar a carteira e todas as chaves privadas nela. A empresa Ledger, por exemplo, tem um backup de todos os dados salvos em sua carteira; portanto, é possível restaurá-lo mesmo que tenha sido destruído. (Tem prós e contras, neste ponto não queremos dizer se é bom ou mau que eles criem backups). A especialidade do Trezor é que você deve tocar no dispositivo e inserir o PIN para inserir seus ativos. Outros fabricantes de carteiras rígidas não oferecem esse serviço, mas é fundamental saber que a Ledger tem essa característica. Além disso, mesmo aqui é importante criar uma carteira de papel como backup caso você perca seus dados.

Carteiras de sites de câmbios

Carteiras de sites de câmbios são a forma mais popular de armazenar moedas porque é a forma mais conveniente mas ...

Se você armazenar as suas moedas num site de câmbio, poderá trocá-las facilmente e enviá-las para onde quiser. Isso ocorre porque a bolsa administra as suas chaves privadas para si, no entanto, esse método de armazenamento de moedas é de alto risco. Lembre-se de que você não possui diretamente a chave privada, o que significa que, se o site for pirateado, você poderá perder as suas moedas. Esta é a principal razão pela qual muitas pessoas pensam que um blockchain pode ser pirateado ou que os hackers podem facilmente roubar suas moedas.

 

Pense e preste atenção nas possibilidades de armazenamento.

How do you rate this article?


1

0

CryptoBlonde
CryptoBlonde

Crypto Enthusiastic. Crypto Hodler. NFT addict :-)


CryptoBlonde
CryptoBlonde

I'm a crypto enthusiastic who likes to learn all about the crypto world. I will share my journey with you all and hope you get inspired....feel free to comment.

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.