Sirwin
Sirwin

Tutorial Aavegotchi, tudo o que precisas saber...


Guia passo-a-passo de como começar no jogo Aavegotchi INTRODUÇÃO

Projeto da empresa baseada em Singapura Pixelcraft , incubado pela plataforma Aave, esta quis trazer para o criptoverso os velhinhos tamagochis “virtual pets” , atualizando-os para os tempos modernos.

Antes de mais explicar, que não é um projeto simples, mas onde existem muitas e variadas oportunidades.

Inicialmente pensado para a rede ethereum mas rapidamente se aperceberam que teriam de fazer a mudança para uma rede secundária (neste caso a layer2 polygon ) devido ao grande número de interações fulcrais ao desenvolvimento de cada gotchi. O que decidiram então, foi criar um NFT com diferentes características únicas e capaz de “guardar” tokens e outros NFTs.

Todos os Aavegotchis participam numa leaderboard para as 3 características relevantes Raridade/XP/Afinidade , o top 5000 em cada uma das leaderboards ganha recompensas em $GHST que são entregues diretamente para o bolso do gotchi.

SITE: https://aavegotchi.com/
DISCORD: https://discord.com/invite/aavegotchi
WIKI: https://wiki.aavegotchi.com/
MEDIUM: https://aavegotchi.medium.com/

REDE: Polygon (MATIC)

COMEÇAR A TUA AVENTURA

  • $GHST TOKEN

Importa perceber que o $GSHT token tem supply infinito e está ligado a uma bonding curve ( A token bonding curve is a mathematical curve that defines a relationship between price and token supply) que na prática foi desenhada para controlar as subida/descida de preço de modo a tornar o token menos volátil (teoricamente protege de grandes dumps e de grandes pumps) , a qualquer momento qualquer indivíduo pode fazer KYC na bonding curve e fazer arbitragem entre o valor que a bonding curve apresenta e o valor de mercado (por exemplo binance ou quickswap). Outros usos do token são a governança ( uma DAO muito ativa e uma equipa de desenvolvimento muito dedicada às opiniões da comunidade , TODAS as alterações ao jogo passam pela DAO, desde o lançamento de mais aavegotchis , definição da distribuição de recompensas, etc etc) e staking (+info + à frente) Todos os Aavegotchis aquando do seu “nascimento” precisam que se bloqueie um certo (pequeno) valor de tokens que são imprescindíveis para a sua sobrevivência , a chamada Spirit Force. Esta Spirit Force representa uma quantidade de tokens bloqueados na plataforma Aave, tokens esses que se encontram a ganhar juros. Ou seja, a qualquer momento se pode sacrificar o aavegotchi e recuperar a totalidade dos juros arrecadados por aquela quantidade de tokens até aquele momento. Normalmente isto não é relevante pois a quantidade mínima de tokens dentro de um gotchi e’ definida pela sua raridade base e é entre 10–100$.

Pode-se fazer stake do nosso $GSHT token na própria plataforma mas as recompensas são pagas num recurso chamado FRENS , se fizermos o “stake básico” ganhamos 1fren/1ghst /1dia. Recurso esse que apenas serve para comprar bilhetes de lotaria.

Há 6 raridades de bilhetes de acordo com as 6 raridades de wearables e há um marketplace onde comprar e vender tanto os bilhetes como os milhares de wearables que já foram lançados, este marketplace chamado Bazaar. Na prática, se fizermos stake e vendermos os bilhetes de lotaria nos momentos certos, dá para ter um APY de aproximadamente 30–40% talvez mais.

PORTAIS

Portais são como os aavegotchis são disponibilizados para os jogadores.

Até hoje, houve 2 lançamentos de portais (os chamados Haunts) e cada um corresponde também a uma season de recompensas de rarity farming (+info+a frente).

Quando um portal é aberto, é chamada a função randomizada da chainlink que garante que os aavegotchis contidos no portal foram criados naquele momento e têm características aleatórias. Dentro deste portal (agora aberto) existem 10 aavegotchis mas apenas um pode ser invocado, para isso é preciso depositar nele a Spirit Force adequada.

COMO ESCOLHER UM AAVEGOTCHI?

Como podemos ver na imagem acima, um aavegotchi mesmo antes de ser invocado já apresenta 6 características (traits) , a distribuição das raridades de cada uma das características define a raridade do gotchi e é contabilizada no valor “BRS” Base Rarity Score, neste caso é um bom Aavegotchi e tem raridade de 533. Destas 6 características intrínsecas de cada aavegotchi, 2 delas são inalteráveis (as duas relativas aos olhos “eye shape” e “eye color” ) enquanto que as outras 4 podem ser melhoradas usando items (wearables)

Podemos ver que de todos os gotchis que existem atÉ agora, nao ha nenhum com raridade base acima de 581 BRS Esta raridade é importante porque ela define a quantidade de recompensas a receber em cada season ..

WEARABLES

Nos diferentes níveis de raridade ( e claro preços ) dos diferentes items, podemos ver items que somam a um trait específico ou que subtraem , o objetivo é tornar as características do gotchi mais raras, ou seja, aproximar os valores de cada trait de 0 ou de 100 ( se o valor do trait for acima de 50 interessa somar pontos desse trait, se for abaixo de 50 interessa subtrair e aproximar de 0 ) O 0 e o 100 correspondem à maior raridade das características. Caracteristicas estas que vão estar diretamente relacionadas com características do gotchi dentro do gotchiverse (o metaverso cujo lançamento está para breve, +info+a frente).

Os wearables são também eles NFTs seguindo o standard ERC-1155 e existem alguns que quando usados em conjunto oferecem um bonus melhor ao aavegotchi equipado.

A lista de conjuntos que existem e os bonus relativos a cada um pode ser vista em https://wiki.aavegotchi.com/pt/sets

RARITY FARMING

Com o objetivo de valorizar os participantes que interagem com o ecossistema, criaram um sistema de incentivos onde os utilizadores são recompensados por tornarem o seu aavegotchi mais raro, por interagirem e por participarem em eventos ou votações na DAO.

Aqui podemos ver um aavegotchi com score de raridade base de 542 que tem 7 items (onde alguns deles formam um conjunto ) que melhoram a sua raridade até ao score de 591 , tem 290 pontos de kinship e 120 de xp.

A rarity farming season consiste num conjunto de 4 snapshots (um snapshot a uma blockchain é como que uma fotografia de um certo momento no tempo onde são guardadas as características de todos os participantes ) Este aavegotchi especificamente, por ficar no rank de raridade #841 vai receber aproximadamente 90 $GHST / snapshot o que soma a um total de ~360 $GHST de rewards. Apesar de parecer estar forte no ranking mais importante (raridade, que corresponde a 60% da pool de 2M de Ghst de rewards por cada season) no ranking de kinship e no ranking de exp apesar de ainda receber rewards (top 5000 de cada uma das categorias recebe recompensas) estas recompensas são pequenas (8~15 $GHST / snapshot) .

AFINIDADE E EXPERIÊNCIA

A cada 12 horas podemos interagir com o nosso aavegotchi fazendo “pet” , isto implica uma transação na rede matic (custo 0.01matic) o que resulta no valor da afinidade do gotchi subir +1 ponto o inverso também acontece e se estivermos um período de tempo superior a 24horas sem interagir com o aavegotchi ele perde pontos de afinidade até zero. A experiência ganha por participação em eventos (conversas discord/ outros tipos de iniciativas) e também por votar em propostas da DAO que mais tarde venham a ser implementadas no jogo. Ou seja, enquanto que o ranking de raridade é habitualmente denominado por utilizadores com bolsos fundos, há uma real oportunidade para ter recompensas estáveis apenas por interagir tanto com a comunidade como com o nosso gotchi. Para dar um exemplo dos bolsos fundos de alguns jogadores basta olhar para o top 1 do ranking de raridade

Para além de ser um aavegotchi com raridade base de 571, tem 6 items da maior raridade e 1 da raridade abaixo da melhor o que soma (ao dia de hoje no Bazaar) aproximadamente 900k $ Este jogador por ter ficado em primeiro lugar no ranking ganhou aproximadamente 92k $GHST (~205k $) de recompensas .

DE ONDE VÊM ESTAS REWARDS?

Quando há o lançamento de novas coleções de wearables ou de novos haunts, parte dos lucros vão para a carteira das Rarity Farming Rewards e normalmente uma nova season surge apenas depois de essa carteira ter os 2M de $GHST necessários para essas recompensas a não ser que haja alguma alteração por parte da DAO no funcionamento futuro … tudo está nas mãos da comunidade. Há também um burn de 0.1 $GHST sempre que um item é colocado no bazaar a venda, e uma fee de 3,5% em todas as vendas do bazaar. Isto juntamente com os lançamentos de wearables , portais e agora com os terrenos virtuais ajudam a manter sustentável as futuras seasons de rarity farming.

GOTCHIVERSE

Vamos agora descobrir o mais ambicioso projeto da empresa Pixelcraft que é o lançamento do metaverso Gotchiverse.

Aquando do lançamento do Gotchiverse, vão ser também lançados 4 tokens que representam os diferentes recursos disponíveis em cada terreno do gotchiverse. São eles FOMO, FUD, ALPHA e KEK (existe ainda um token de recompensa a quem fornecer liquidez que vai acelerar a construção de instalações nos terrenos) e juntos formam a “Gotchus Alchemica”

Estes tokens vão surgir nos terrenos de acordo com uma distribuição aleatória e podem ser recolhidos por aavegotchis e por lickquidators. Um total de 420,069 que vão ser disponibilizados ao longo de um período de 5~10 anos distribuidos ao longo de 3 grandes fases de jogo e onde vão existir 9 grandes batalhas. Aprimeira fase do gotchiverse começa já no final de Dezembro com o lançamento da Citaadel. No Gotchiverse as duas forças que se opõem na luta pelos recursos presentes em cada terreno são os Aavegotchis e os Lickquidators.

Os Lickquidators são personagens free2play , mais fracas que os aavegotchis, que vão surgir na segunda parte do lançamento do Gotchiverse (esperado para Q1 2022) com o lançamento da Grid , a zona exterior à Citaadel , ainda nao ha muito mais informaçao sobre eles,apenas que servirão para apanhar/roubar alchemica das lands, e quando conseguem voltar a sua base o jogador recolhe toda a alchemica recolhida.

CITAADEL

Os Lickquidators não conseguem entrar na Citaadel senão em eventos específicos (as 9 grandes batalhas) onde o escudo que protege a citadel destas personagens cai e cabe aos Aavegotchis proteger as suas parcelas e as da sua Guild (as guild são como que clans que têm objetivos comuns ( https://wiki.aavegotchi.com/pt/guild ) dos ataques e saques dos Lickquidators. Abaixo temos o mapa geral da Citaadel , neste momento (final de novembro 2021) houve apenas uma venda de parcelas de terrenos correspondentes à parte esquerda do mapa, em Dezembro vai haver um evento onde mais 10000 parcelas vão estar em leilão. Estes leilões funcionam num formato bid2earn e são mais uma das variadas oportunidades onde ganhar algum $GHST. Outra maneira de ganhar um terreno e’ participar nas futuras raffles com drop tickets (que podem ser ganhos fazendo staking de $GHST).

Nas “GBM auctions” se um participante fazer uma proposta/oferta e essa proposta for ultrapassada , o participante recebe o valor da sua proposta mais uma recompensa de até +10%. Há 4 tipos de terrenos : Humble (floor: 118g) Reasonable(floor: 215g) Spacious(floor: 1335g), eterrenos de parceiros, isto é, uma média de valores de alchemica que se pode esperar por um terreno, no entanto como podemos ver no mapa , as diferentes cores definem zonas onde existem bonus de recursos, ou seja um terreno que seja contíguo a essa zona terá sempre um valor base desse recurso

Por exemplo este terreno tem um boost de 12 Fomo quer dizer que no mínimo vai ter 6000 FOMO tokens prontos a ser explorados/farmados Sendo que qualquer jogador tem a oportunidade de entrar no gotchiverse (desde que tenha um aavegotchi) e recolher esta Alchemica necessária para a construção de instalações vejo muito potencial em cada um dos 4 tokens assim como na valorização futura dos terrenos. Está planeado para brevemente depois de o gotchiverse abrir a possibilidade de alugar gotchis (semelhante às scholarships em axie infinity) onde um jogador sem pagar nada, pode usufruir de um aavegotchi sendo que o único custo é uma percentagem das recompensas que conseguir acumular .

TL;DR

Aavegotchi é um projeto de NFTs intimamente ligados a DEFI , onde o NFT funciona como que um “porquinho mealheiro” , que participa num ranking onde recebe recompensas pela sua raridade e interação com o ecossistema, que vai permitir o acesso ao gotchiverse onde podemos acumular tokens que podem ser trocados por $GHST , com uma equipa que ainda não falhou nenhuma deadline a que se propôs e que leva realmente em consideração as opiniões discutidas na DAO.

Um projeto com a aprovação da plataforma Aave , criado na rede polygon e muito potencial de crescimento, principalmente com o lançamento do modo free2play / play2earn .

Por fim deixo uma imagem de um tweet de um membro da comunidade que mostra como maximizar o nosso $GHST

REFERRALS OU TIP ADDRESS

Como forma de agredecimento, cada artigo/tutorial criado por um membro postado neste medium terá direito a colocar o seu referral ou um address de tipagem, de forma a que se alguem quiser agradecer o tempo e dedicação dispendido em prol da comunidade, o possa fazer.

Este artigo/tutorial foi escrito pelo user do telegram Umami_telegram e discord Umami#9686

Xpayment: Umami#9686 (XCASH)

  LINKS IMPORTANTES

How do you rate this article?

5


CPJB2021
CPJB2021

Comunidade Portuguesa de Jogos Blockchain que surgiu no Telegram em 2021, onde se discutem dicas, experiências, nesta nova tendência do gaming atual e futuro.


Comunidade Portuguesa de Jogos Blockchain
Comunidade Portuguesa de Jogos Blockchain

Fundada a 30 de Dezembro de 2020 por apenas uma mão cheia de interessados nesta temática, muito este grupo de entusiastas foi evoluindo e conta neste momento com mais de 1000 membros nos seus canais de comunicação

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.