wBAN - O que raios é Yield Farming?

By vikito chinelinho | BananoPT | 6 May 2021


Esse é o segundo artigo de introdução ao DeFi. Ele será atualizado com os links dos artigos seguintes. você pode encontrar o primeiro em wBAN - DeFi na Binance Smart Chain

Esse artigo é uma tradução do original wBAN - What The Hell is Yield Farming? escrito pelo grande Supreme Chancellor Parpaltine

_______________________________________________________________

No primeiro artigo, vimos o que são as Liquidity Pools. Agora vamos a exemplos ilustrativos

Liquidity Pools

Antes de falarmos do yield farming, vamos explicar melhor o que são as liquidity pools

Você provavelmente está familiarizado com as Centralized Exchanges (CEX), que são as exchanges (ou corretora, como você preferir) centralizadas. A Binance e a Kucoin são exemplos delas. Mas você sabe como o preço de uma crypto ou de um token são definidos numa CEX?

Tudo começa com um livro de orderbook, o livro de ofertas: usuários dispostos a comprar por um preço, e usuários dispostos a vender por outro. Se você ja mexeu em um homebroker você vai saber do que estamos falando. 

Então se baseando nesse livro de ofertas, você pode tentar chegar a um preço entre o mais alto nas ordens de compra, e o mais alto nas ordens de venda. 

Muitas vezes você pode pegar um espacinho entre esses dois preços, que chamam de spread. Em grandes mercados, como BTC/USDT ou ETH/USDT, o spread é quase zero, mas para outros esse não costuma ser o caso.

Nas Finanças Decentralizadas (DEX), como a Uniswap e a PancakeSwap, é usado algo diferente do livro de ofertas. Esse algo é chamado de Automated Market Maker, que em português algo como Tomador Automatizado de Mercado. mas você pode simplesmente chamar de AMM

Os AMM funcionam bem diferente de um livro de ofertas: você fornece um par de tokens (geralmente divididos meio a meio) na liquidity pool

Por exemplo, você pode fornecer 1 BNB e 43.5 $USDT na PancakeSwap

385f81_141a569bd8a0475e94223b01effbf4d9~mv2.webp

Sim, essa captura de tela foi feita quando o BNB era bem mais barato :)

Dessa forma, você ganharia tokens BNB-USDT LP que representariam sua fatia na liquidity pool.

Mas por que você faria isso? Basicamente você ganharia uma parte das taxas pagas por usuários que fazem a troca entre BNB e USDT. 

A quantidade de taxas ganhadas dependem da sua fatia na liquidity pool, multiplicadas pelo total de taxas dela. Então quanto mais fatias você tiver, mais taxas você ganha. Quanto mais trocas forem feitas nessa pool, mais taxas terão nela, e mais taxas você ganha também.

Impermanent Losses

Agora que você tá entendendo até aqui: O que acontece se o preço da BNB subir muito em comparação ao USDT? Você ficaria muito distante daquela divisão meio a meio.

Vamos supor que o preço da BNB suba para 50 $USDT em outras exchanges. Se nenhuam troca for feita na liquidity pool, o preço ainda seria 43,5398 $USDT. 

Isso serve de incentivo para que comprar o BNB mais barato na pool, e vendam em outro lugar (algo chamado como arbitrage).

Isso também significa que basicamente a liquidity pool vai ter mais USDT que BNB, o mesmo para sua fatia nessa pool. 

Mas como o preço da BNB sobe e você tem menos BNB que tinha inicialmente, você basicamente tá perdendo um pouco dos ganhos dessa subida no preço. Isso é a perda impermanente, a famosa impermanent loss

Por que é chamada impermanente? Simplesmente porque quando você solicita o resgate dos seus ativos (BNB e USDT) na pool, essa perda pode mudar (por exemplo, o preço da BNB cai).

Caso ainda não tenha visto, você pode assistir esse video exemplo de como funciona a impermanent loss. Ele está em inglês

Vamos ver um exemplo real de uma liquidity pool antigo de HARD e BNB:

385f81_570d8475765343da9be7fefeec06e8a5~mv2.webp

Ali tem uma grande mudança no preço (HARD caiu e a BNB subiu) de -47,76%.

Por isso, a perda impermanent foi de 0.01BNB. Mas, como ao mesmo tempo as taxas recebidas somam 0,01 BNB, acabou ficando no zero a zero :)

Então quanto mais estável um token é comparado ao outro na liquidity pool, menor a chance de você acabar tendo uma perda impermanente. 

Yield Farming

O exemplo anterior de HARD-BNB pode não ter sido o melhor exemplo de prover liquidez em uma pool, mas lembre-se que nem todas as liquidity pools terminam com uma mudança tão drástica nos preços

E lá na PancakeSwap, tem um passo a mais que você pode fazer: Colocar seus tokens HARD-BNB LP para farmar CAKE:

385f81_fe02b170c02445b49e52117fe9febb30~mv2.webp

Como você pode ver, a taxa de APY (Annual Percentage Yield, ou Rendimento Percentual Anual) é bem interessante: você receberia 138.10% em recompensas do token CAKE dentro de 1 ano.

Vamos analisar o que isso significa em algumas semanas provendo nessa liquidity pool e farmando CAKE. Lembrando que farmar é uma gíria, que significa algo como "cultivar".

385f81_2a34bb3bebb64f359698c0699bdcc7eb~mv2.webp

aExiste um lucro de 0.80 CAKE. O preço do CAKE na época era $0.652. O investimento inicial foi de $1.97 e o rendimento foi de $0.5216. Um lucro de 26.48% em algumas semanas!

Ok, isso não está considerando as taxas da Binance Smart Chain, mas elas geralmente são baixinhas (de $0.10 a $0.40, ou R$0,50 a R$2).

Monitorar suas perdas impermanentes é muito importante quando você fornece liquidez. Felizmente, tem um app que pode te ajudar muito a controlar suas perdas e ganhos: YieldWatch

__________________________________________________________________________________

Por hoje é só, pessoal! Esperamos que esses exemplos deixem as coisas mais claras e que você entenda os riscos que você pode correr ao prove liquidez, e também as recompensas que pode receber por isso. 

 

Continua... :)

How do you rate this article?


0

0

vikito chinelinho
vikito chinelinho

Food, flip flops and crypto lover


BananoPT
BananoPT

Articles related to BANANO translated into Portuguese.

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.