Alternativas eco-friendly para o Bitcoin

Alternativas eco-friendly para o Bitcoin

By virtugrana | VirtugranaPT | 16 Jul 2019


Atenção: Todo o conteúdo desse artigo pretende ser meramente informativo. Apresento o mesmo, com base na minha opinião e utilizando as minhas palavras, além de citações de artigos de outros, deixando os devidos créditos no final. Com base nesse artigo, faça seu próprio estudo e invista por seu próprio risco.

A tecnologia Blockchain do Bitcoin é ótima e veio para revolucionar. Mas, nem tudo são maravilhas no mundo das criptomoedas, principalmente sobre aquelas que utilizam o algorítimo de consenso Proof of Work.

O que é Proof Of Work?

Proof-Of-Work é um algorítimo de consenso usado para confirmar transações e produzir novos blocos na cadeia. Através do PoW, os mineradores competem entre si, resolvendo “enigmas matemáticos”, para completar as transações na rede e serem recompensados.

A mineração de bitcoins está, atualmente, inviável para computadores com um hardware simples, pois a dificuldade da rede está muito alta, consequentemente, sendo necessário um poder de processamento maior. Utilizando uma fazenda de mineração com ASICs, máquinas com um hardware potente, que conseguem um bom poder de processamento, você consegue minerar uma quantidade relativamente boa de bitcoin, mas o gasto de energia é algo a se pensar.

O gasto de energia envolvendo a mineração de Bitcoin

Recentemente, segundo a The Verge, foi feita uma pesquisa por estudiosos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde concluiu-se que o gasto energético promovido pelo Bitcoin é equivalente ao gasto anual de toda a Suíça.

A pesquisa foi feita com o uso de um Índice de Consumo de Eletricidade Bitcoin de Cambridge, ou CBECI. A ferramenta utilizada, em questão, estima quanta energia é gasta para manter a rede Bitcoins em funcionamento em tempo real e compara com outros indicadores.

Estima-se que o Bitcoin está usando cerca de sete gigawatts de eletricidade, o equivalente a 0,21% da oferta mundial ou à energia gerada por sete usinas nucleares com a capacidade de Dungeness, no Reino Unido.

Mas, segundo a Statista, o consumo tem até diminuído, no início do ano de 2019. Mesmo assim, não deixa de consumir uma quantidade de energia muito grande, se comparado aos meios de pagamento da VISA.

1*8oUJY5MVK0lQR0d49GkdgQ.pnghttps://www.statista.com/statistics/881472/worldwide-bitcoin-energy-consumption/1*cW7jajVsKAaZ1OTA3HfW4g.pnghttps://www.statista.com/statistics/881541/bitcoin-energy-consumption-transaction-comparison-visa/

Mas, me pergunto, mesmo assim, se considerarmos o funcionamento de todos os datacenters e do sistema bancário global, até mesmo do carro de cada gerente e funcionário de banco, com certeza teremos um gasto maior de energia, ou não?

Alternativas Eco-friendly

Em busca de alternativas amigáveis ecologicamente para o Bitcoin, encontrei criptomoedas que utilizam outros algorítimos de consenso como o Proof of Stake (PoS) , Proof of Capacity (PoC) ou utilizam a tecnologia DAG.

O que é Proof of Stake?

Proof-Of-Stake é um algorítimo de consenso usado para confirmar transações e “forjar” novos blocos na cadeia. Consiste em holdar uma quantidade de moedas na carteira, deixando-a aberta. Com o passar do tempo, são feitos sorteios aleatórios para decidir quem será o criador do próximo bloco.

Recentemente, tem tido uma chuva de moedas que utilizam o algorítimo de consenso PoS em conjunto ainda com uma rede de Masternodes. É importante frisar, que esta combinação ajuda a manter a rede segura e prevenir ataques de 51%. Porém, a maioria das novas moedas PoS/MN são criadas com o propósito de conseguir fundos através de uma pré venda, em seguida os desenvolvedores abandonam o projeto, dando exit scam.

Há diferentes moedas que utilizam este algoritmo de consenso e diversas formas de PoS também. Em algumas o rateio de novas moedas é feito de forma proporcional as moedas existentes, em outras todas as moedas foram pré-criadas assim cada bloco novo não dá recompensa, o criador apenas recebe as taxas das transações processadas naquele bloco.
Comparado ao PoW o PoS é muito mais eficiente em termos de consumo de energia, uma vez que não exige força computacional para a resolução do algoritmo.
Exemplo de moeda que utiliza PoS: PIVX

O que é Proof of Capacity?

Proof-Of-Capacity é um algorítimo de consenso usado para confirmar transações e produzir novos blocos na cadeia.

Nesse caso, é utilizado o espaço do HD do minerador como prova de capacidade. Há, também, um sorteio, porém quanto mais espaço no HD disponivel, maior a chance de ser o criador do próximo bloco.
Moeda que utiliza o PoC: BURST.

O que é a tecnologia DAG?

A tecnologia Directed Acyclic Graph (DAG) consiste em um algorítimo matemático, estruturado em “árvore”, ou seja, não linear, permitindo uma escalabilidade infinita, ao contrário da blockchain do Bitcoin, que é estruturada de forma encadeada.

Por exemplo: Podemos colocar como característica em uma rede DAG, o fato do sucesso da transação atual se basear na sua capacidade para validar as transações anteriores. NXT, Tangle, ByteBall e Block-Lattice são redes populares que usam como base DAG.

Moedas que utilizam como base a tecnologia DAG: IOTA, DagCoin, Byteball, Nano, Banano, XNOS, Tangram.

0*BVggkrr9NO6liWMe.png

Alternativas que estou analisando

Nano

Nano é uma criptomoeda peer to peer, open source com base na tecnologia DAG. Oferece transações instantâneas e taxa zero. Cada conta possui sua própria “blockchain”, utilizando a arquitetura chamada Block Lattice, permitindo transações semi instantâneas, através de uma prova de trabalho que é realizada pelo emissor e receptor respectivamente.

0*-RmpLpvqsys0UER6Source: https://twitter.com/NanoIsGreen/status/1139427132923207680

Banano

Banano é uma memecoin fork da NANO, mas com algumas modificações. Essa criptomoeda é open source e tem como base a tecnologia DAG, também. Resumindo, taxa zero, transações instantâneas e rica em potássio! Ah, eu esqueci de falar dos memes?

1*NNBJ1rp0QqvBGWUrmKZOZg.gifSource: https://www.reddit.com/r/bananocoin/comments/94vp3n/banano_meme_design_contest_1_3rd_place_nano_vs/

Distribuição de Banano

É importante frisar que a criptomoeda Banano está em período de distribuição. Banano nunca teve ICO e é distribuida livremente para todo mundo. Isso está sendo feito através de uma distribuição justa e constante através de Games Faucet. Atualmente você também pode “minerar” banano.

Mineração de Banano

É importante destacar que existe essa “mineração” de banano, onde você utiliza seu poder computacional para ajudar pesquisas médicas através do software do Folding at Home. Porém isso não é algo necessário para o funcionamento da rede, ao contrário do bitcoin. É só um dos meios de distribuição de banano, você, escolhendo minerar ou não, banano funcionará de qualquer modo graças a base na tecnologia DAG.

How do you rate this article?


0

0

virtugrana
virtugrana

#Blockchain and #Crypto Enthusiast, promoter. Investor. Not a financial advisor of any form. If interested PM or add on Discord: VirtuGrana#3892 My Links: https://linkly.co/virtugrana


VirtugranaPT
VirtugranaPT

#Blockchain and #Crypto Enthusiast, promoter. Investor. Not a financial advisor of any form. If interested PM or add on Discord: VirtuGrana#3892

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.