Sirwin
Sirwin
Conceito de Liquity Pool explicado em PT-BR

Liquidity Pool definitivo (Em Português)

By ShapeShiftDAO-Brasil | FOX no Brasil | 11 Nov 2021


Provedores de Liquidez: entendendo como protocolos DeFi atraem dinheiro e como você pode ajudá-los (e ganhar por isso)

Artigo de Guilherme Barbosa, selecionado através do Fluxo de Informação e Globalização da ShapeShift DAO em 02/11/2021.

Um dos principais desafios para os desenvolvedores é, não só criar um dapp seguro para os usuários utilizarem, mas atrair liquidez para os mercados existentes dentro dele, ou seja, dinheiro. Visto que protocolos descentralizados não mantém a custódia direta dos tokens, eles dependem de usuários interessados em prover liquidez a eles. Os provedores de liquidez são responsáveis por depositar dinheiro nos protocolos para tornar possível a existência das atividades propostas por seus idealizadores. Esse fornecimento de liquidez poderá vir de várias formas, a depender do tipo de atividade ou mesmo da estratégia utilizada pela plataforma para atrai-la.

Pool

No artigo sobre yield farming, explicamos sobre as possibilidades de conseguir remunerações como recompensa por confiar seus tokens aos smart contracts de protocolos DeFi. Todas as atividades elencadas no texto do artigo descreveram maneiras de ter rendimentos provendo liquidez para diferentes dapps.

Tratando-se das corretoras descentralizadas, como a Uniswap, qualquer usuário consegue listar um token para que seja negociado na DEX. Assim, o interessado em criar este mercado deverá inserir liquidez numa proporção de 50/50: metade no token a ser listado e metade no par que servirá como par de negociação.

Este "pacote" de tokens é definido como pool.

Conforme o interesse do mercado em adquiri-lo, o token irá sendo precificado algoritmicamente segundo a oferta e demanda dos usuários por ele.

Para fins didáticos: o usuário A realiza gera 100 tokens denominados FOX e deseja oferece-lo a mercado. De modo a lista-lo na Uniswap, deposita, junto dos 100 FOX, 100 ETH. Assim, 1 FOX =1 ETH. Caso alguém deposite ETH para comprar FOX, haverá menos FOX e mais ETH na pool, tornando a quantidade de FOX menor e deixando-o mais caro para os próximos interessados em adquiri-lo.

FOX/ETH

Com a criação de uma pool para negociação do token, qualquer um poderá prover liquidez para ela. Usualmente, para exercer essa atividade, deve ser mantida a proporção 50/50 estabelecida inicialmente para auxiliar a manter a proporção de tokens na pool equilibrada.

O equilíbrio da quantidade de 2 tokens numa pool é importante para manter a liquidez de ambos. Caso um deles tenha pouca liquidez para negociação, sua aquisição acabará tornando-se mais cara, por conta do chamado slippage¹.

Após o depósito, será entregue ao usuário provedor de liquidez um certificado, chamado LP ou Liquidity Provider. Este "título" irá representar seu depósito na pool e o permitirá retirar a liquidez e converter o LP de volta para seus tokens e recolher as recompensas dadas pelo criador da pool e/ou pelo protocolo.

As recompensas dadas aos provedores de liquidez poderão ser diversas: rendimentos anualizados no token nativo da DEX; tokens de protocolos parceiros e até mesmo LPs de outros protocolos, utilizando ecossistemas desenvolvidos por *dapps* como Convex, Yearn Finance ou Curve.

No entanto, tornar-se um provedor de liquidez não vem sem riscos. Quando um usuário injeta liquidez num pool e recebe seu LP, este automaticamente sujeita-se ao risco de Perda Impermanente — Impermanent Loss -.

A Perda Impermanente é um risco inerente a todo usuário que provê liquidez em um protocolo DeFi. Esta, ocorre quando o usuário deposita uma quantia determinada de um token X e o valor equivalente em tokens Y e um dos dois passe por grande valorização ou desvalorização. A alteração do valor dos tokens após o momento do depósito do LP na pool pode causar consequências negativas, seja uma perda na valorização do token, seja uma desvalorização excessiva de um dos pares do token.

Deste modo, caso um usuário injete liquidez numa pool de FOX/ETH e o preço do FOX aumente e o de ETH caia, ele estará deixando de aproveitar a valorização do token, ou seja, obteria mais lucros apenas holdando-o em sua carteira.

Para compreender se você sofreu Perda Impermanente ou não ao prover liquidez, pode valer-se de ferramentas que otimizam esse cálculo. No entanto, sempre é bom estar atento como funcionam os LPs da DEX que você proveu liquidez. Como exemplo, é possível observar o uso da fórmula do produto constante pela Uniswap V2, mas outras fórmulas foram incorporadas para permitir aos usuários proverem liquidez de maneira concentrada na sua atualização lançada em maio, a V3.

Importante ressaltar que a Perda Impermanente detém esse nome porque ela somente torna-se permanente quando o usuário desfaz seu LP da pool, ou seja, retira a liquidez inserida e converte aos seus tokens de origem. Mesmo estando sujeito a este risco, o ideal é verificar os cenários, os preços e analisar se os estes retornarão ao seu valor original, evitando somente desfazer os LPs por receio de sofrer Perda Impermanente.

Além disso, as recompensas pagas aos provedores de liquidez muitas vezes podem compensar o risco, a depender de sua rentabilidade. Contudo, a avaliação do risco x retorno deve ser feita baseada nos estudos do usuário. Por isso, sempre faça sua própria pesquisa e verifique se está pronto para expor-se ao risco de prover liquidez a protocolos DeFi.

A forma mais segura de prover liquidez a DEXes e expor-se com menos risco a Perda Impermanente é depositar em pools de tokens de valores estáveis entre si. Um exemplo é a Curve, uma DEX focada em stablecoins e que, em junho, começou a ter pools com ativos como BTC, ETH e suas versões tokenizadas de outros protocolos como a Ren.

A ausência de variação entre os tokens da pool preveni-o da Perda Impermanente, estando somente exposto à volatilidade do valor de suas recompensas por prover liquidez.

A inovação no setor DeFi acabou por trazer diferentes formas em prover liquidez para pools. Não vamos entrar em detalhes em todos, mas recomendamos a leitura da documentação da Curve, Balancer, Yearn e Convex. Cada um criou maneiras diferentes de atrair dinheiro para suas pools, seja facilitando a experiência do usuário, seja aumentando a rentabilidade aos provedores de liquidez.

Por isso, estude, avalie as opções de recompensas e de pares para prover liquidez e veja se estas são compatíveis com os riscos que você está disposto a correr.

A ShapeShift DAO possui uma pool de FOX-ETH na Uniswap V2 com incentivos providos pela própria ShapeShift DAO, com recompensas ~100% APY em FOX, seu token de governança. Confira!

¹slippage é o termo dado para situações onde o usuário, ao comprar tokens numa DEX, acaba por adquirir um número menor do que poderia comprar. Ela pode ocorrer quando houver um alto volume de negociações do ativo ou, como trazido no artigo, houve baixa liquidez do token para aquisição.

How do you rate this article?

3


ShapeShiftDAO-Brasil
ShapeShiftDAO-Brasil

ShapeShift DAO em #Português


FOX no Brasil
FOX no Brasil

Nós falamos Português e aqui você encontra notícias do nosso mundo direto da fonte! Canal da ShapeShift DAO dedicado ao idioma #português

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.