Bitcoin: como Receita Federal, Banco Central e CVM veem os criptoativos no Brasil


SÃO PAULO - A expansão dos criptoativos nos últimos anos, tem levado bancos centrais, órgãos reguladores e instituições a repensarem completamente a forma como lidam como meios de pagamento e novas tecnologias. Mas como está o Brasil neste cenário?190903265-deae7eb9253aacb04bf874a08b7b38292cf2a15d0569b7d8437b3c8ed1ac4802.jpeg

No programa Bloco Cripto desta semana, Rodrigo Borges, advogado sócio na CB Associados e membro fundador da Oxford Blockchain Foundation, diz que vê no governo com uma postura de muita análise e estudo, em linha com o que se vê em grandes potencias, como os Estados Unidos.

Ele comenta a recente instrução normativa da Receita Federal, que no início do mês estabeleceu regras para exchanges e investidores de moedas digitais, dizendo que entende a lógica, mas que não concorda com o texto em vários pontos.

 

"Alguns pontos prejudicam a pessoa física, como exigência de certificado digital e declaração da wallet, que para mim extrapolam um pouco a razoabilidade e vai até na contramão de algumas leis nacionais, como a de proteção de dados que vai entrar em vigor ano que vem", afirma o advogado.

Já no caso do Banco Central, ele vê uma postura "muito firme" em que, criptoativos como o Bitcoin, como são hoje, não são moedas e por isso não estão na alçada deles.

Enquanto isso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), explica ele, diz que já tem uma regulação para ativos mobiliários e quando um criptoativo se enquadrar nesta categoria, deve respeitar as regras já estabelecidas. "A postura dá pra compreender, mas a gente esperava um pouco mais de diálogo porque o mercado mobiliário está mudando", afirma.

Em geral, ele acredita que os órgãos reguladores poderiam ajudar mais, principalmente os empreendedores, o que poderia colocar o Brasil na vanguarda destas tecnologias e atrair investidores para o País. Borges conclui dizendo que o governo tem que evitar fazer uma lei restritiva, mas sim uma que seja baseada em princípios e que poderá se adaptar com o surgimento de novidades no mercado.

How do you rate this article?

2


Claus
Claus

Sou claus trabalho com autonomo e busco uportunidade pra ganhar dinheiro online


CVM diz que fundos podem investir no esterior
CVM diz que fundos podem investir no esterior

SÃO PAULO - Após muitas dúvidas, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicou uma circular para esclarecer que fundos podem realizar investimentos indiretos em criptomoedas no exterior. A autarquia ressaltou, porém, que é preciso adotar "diligências

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.