Como armazenar moedas virtuais com segurança

By Johnni Dys | Cryptomoedas.blog | 17 Sep 2019


Para que você compre, venda e minere moedas virtuais, é necessário que tenha em seu poder uma carteira virtual, pois é para lá que elas vão quando forem enviadas para você, para que você entenda melhor o que é uma carteira virtual e como proteger ela, veja a seguir:  

O que é uma carteira virtual?

351665157-09089ed2fb4e6eba98c6e730f13990b707527c6ae08fbfadca0858d14545ab0b.jpeg

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay 

A carteira virtual, como o próprio nome diz, serve para que você armazene suas moedas virtuais, elas podem ser de diferentes tipos, como: web, desktop, celular, entre outros. É através delas que você poderá enviar suas moedas, consultar seu saldo e balanço. Mas o importante é você estar sempre atento a chave publica e privada de sua carteira virtual, assim como usuário e senha.

É na carteira virtual que ficam as minhas moedas então?

Sim e não, para que você não se confunda tentarei explicar da melhor forma possível, primeiramente, na sua carteira ficará somente o registro de transações realizadas, ela não armazena a moeda como as carteiras reais. Como vocês já devem ter percebido meus exemplos são criativos não é mesmo, pois bem, imagine que o blockchain é um imenso terreno, e esse terreno e divido em milhares de outros, que são os bitcoins certo, então basicamente é na sua carteira virtual que fica as escrituras desses terrenos. Quando você vende um terreno na realidade não tem que fazer um contrato? Pois é a mesma coisa, quando você vende o seu bitcoin ou compra de alguém é preciso fazer um contrato que lá no blockchain você tem aquele determinado bitcoin, quando você sincroniza sua carteira o blockchain vê e diz “opa, esse aí é dono de 10 bitcoins”. Eu gosto de explicar de forma simplificada, dessa maneira os leigos podem entender melhor como funciona, pois, muitos não entendem de criptografia.

 

Tipos de carteiras virtuais  

Como dito acima existem diversos tipos de carteiras virtuais a sua disposição, dentre elas estão:

  • Carteira desktop

A carteira desktop é basicamente um software desenvolvido para computador, essas são as carteiras mais utilizadas, pois são práticas e de fácil assimilação, uma vez que sua interface é intuitiva e fácil de se entender. uma grande desvantagem dessa carteira virtual é o fato de você precisar sempre consultar seus fundos em um computador. Apesar de ser intuitiva e fácil e é preciso ter cuidado com esse tipo de carteira, por exemplo, ela pode ficar vulnerável a ataques hackers ou ser infectada por um vírus, o que poderia levar a perda de todo o seu investimento.

  • Carteira para celular

A carteira virtual para celular é ótima para pagamentos do dia a dia, além de ser fácil e ter uma interface intuitiva, mas é necessário tomar cuidado em caso de perda do aparelho ou a possibilidade de o aparelho estragar, para que isso não aconteça é sempre bom realizar um backup da carteira, anotando a chave publica e privada, dessa maneira é possível resgatar os fundos perdidos.

  • Carteira web

 

Essa carteira é a mais prática  de todas, ela existe na nuvem e pode ser acessada de qualquer lugar com acesso à internet. A desvantagem de utilizar carteiras web é que o provedor não fornece a chave privada da carteira, apenas a pública, por essa razão não é possível ter o controle total das moedas. Outro fator importante a se considerar é o fato do servidor sofrer ataques, se isso acontecer você pode perder todos os fundos.

  • Carteira usb

351665157-aec35f3a307b706794574c463aaa010eef072ed44964b1a9fd48ace96caaa763.jpeg

Imagem de WorldSpectrum por Pixabay 

Essa carteira virtual é ótima para quem deseja segurança, suas chaves são armazenadas off-line, embora ela possa operar em transações online, por essa razão a carteira fica livre de ataques de hackers, outro fator importante a se considerar é o fato de você ter que carregar ela, mas em uma falta de atenção poderá perder sua carteira juntamente com todas as moedas.

Quem deseja essa carteira virtual deve desembolsar uma graninha, mas vale a pena para quem deseja juntar muitas moedas a longo prazo, pode ser usado  como um banco por exemplo.

  • Carteira em papel

Essa carteira vem se popularizando ultimamente, a grande vantagem dessa carteira é o fato de ela ser de segurança máxima, pois você pode gerar ela

off-line, dessa maneira ela nunca poderá ser roubada por hackers, mas fora isso, ela possui a desvantagem de possibilidade de perda e extravio, mas é uma ótima opção para quem  quer juntar moedas virtuais a longo prazo, nesse caso você literalmente esta imprimindo dinheiro, então lembre-se de deixar em um cofre ou lugar seguro, afinal você não vai conseguir  compra nada com isso fora de casa.

Dicas de segurança

351665157-14c2d25a747ba5e413e0e1b581497fedf5698b6f2f91159443e6bc47a647f50b.jpeg
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Agora que você já sabe quais são os tipos de carteira virtual, veja a seguir algumas dicas de segurança que devem ser seguidas, para que não haja aborrecimentos posteriores, antes mesmo de comprar suas moedas virtuais, certifique-se de que ela realmente é segura antes de realizar transferências. Veja a seguir como fazer isso.

  • Guarde muito bem sua chave privada

Por incrível que pareça os casos mais comuns e desesperadores são de pessoas que perderam a chave privada de suas carteiras virtuais, dessa maneira perderam todas as moedas que lá estavam, por essa razão cuide muito bem da sua, escreva ela e guarde em local seguro, e certifique-se que ninguém nunca chegará até ela, não fique exibindo-a por aí.

  • Quanto mais complexa for a senha melhor

Se possível utilize senhas complexas, que somente você conseguiria saber, uma boa ideia é gera um código criptografado de, nomino, uns quize dígitos imprimir e guardar em local seguro. Essa seria a senha ideal.

  • Faça backups de suas chaves

Faça backup de suas chaves, utilizando carteira em papel, prefira manter seus bitcoins sempre off-line, mantenha online somente o que você precisa usar no dia a dia, dessa maneira você irá proteger o seu patrimônio em moedas virtuais.

Como foi possível observar ao longo do artigo, a carteira virtual é muito importante, para que você entenda ainda mais do complexo sistema de segurança que está por trás das moedas virtuais, sugiro que lei o nosso mais recente artigo: A segurança por trás das moedas virtuais.Lá você entenderá melhor como funciona a segurança de criptomoedas de forma fácil.

How do you rate this article?


0

0

Johnni Dys
Johnni Dys

Apaixonado por economia e finanças pessoais… assunto que deve interessar as pessoas, pois daí deriva a riqueza pessoal e de uma nação, com consequências sobre a qualidade de vida e tranqüilidade pessoal.


Cryptomoedas.blog
Cryptomoedas.blog

Acredito que todo mundo pode conquistar a independência financeira por meio da educação adequada para saber onde e como investir. O Mercado econômico muda e cresce a cada dia, aqui você fica sempre atualizado e faz o seu dinheiro trabalhar para você!

Send a $0.01 microtip in crypto to the author, and earn yourself as you read!

20% to author / 80% to me.
We pay the tips from our rewards pool.